Foto: Instituto Índigo

Jovens Pelo Brasil discute impacto da economia sustentável na melhora da qualidade de vida do povo amazônico

Jovens Pelo Brasil discute impacto da economia sustentável na melhora da qualidade de vida do povo amazônico

Edição foi realizada em Rondônia no último sábado (8); com novo formato, projeto passa a ter encontros temáticos que vão rodar o Brasil

A nona edição do Jovens pelo Brasil, realizada em Rondônia no último sábado (8), superou a expectativa de participantes e de palestrantes. “Muito legal ver mais de 12 grupos discutindo ideias incríveis que impactam a realidade do Estado e do povo amazônico olhando para meio ambiente, pautas sociais e também para governança”, comemorou Mateus Arruda, especialista em inovação e desenvolvimento de competências empreendedoras.

Opinião compartilhada por Marcus Bessa, da Impacto Hub Manaus, que destacou a importância da busca por novos olhares para a Amazônia. “Facilitar a formação diversa, plural e trazer dados e insumos para quem está chegando na política e pensando em ocupar cargos públicos é importante”, destacou.

O presidente nacional do União Jovem do Brasil, Lucas Moreno, ressaltou que o grande desafio é apontar e construir, junto com a juventude, os caminhos para promover a reconstrução socioeconômica do Brasil. “Por isso, a segunda fase do Jovens pelo Brasil, iniciada em Rondônia, debateu os temas com recortes regionais e eixos temáticos. Aqui, estamos direcionando e apontando caminhos para a juventude da Amazônia brasileira. Esse é um papel fundamental que estamos construindo em todo o Brasil”, disse.

A partir do tema central ESG (Governança ambiental, social e corporativa), o evento conectou jovens e palestrantes em debates que abordaram educação, empreendedorismo, desenvolvimento social, cultural, turismo e economia sustentável, inovação e criatividade.

“O debate foi muito especial. Trouxemos o case da Viva Lá para falar de turismo sustentável. Como a gente vem desenvolvendo isso dentro de unidades de conservação e de comunidades tradicionais fazendo com que o dinheiro seja injetado na ponta, e que haja uma melhora, de fato, na vida das pessoas”, afirmou Daniel Cabrera.

Ao falar das possibilidades e capacidades que Rondônia tem de continuar crescendo em diversos setores, Cabrera citou a economia circular, destacando como a juventude pode galgar novos passos para o futuro como estado, região e como Brasil a partir dessa visão.

Um dos jovens participantes, Gabriel Andrade, disse que o evento superou as expectativas. “É uma proposta muito interessante que se baseia na educação, na formação e na qualificação dos jovens para atuarem futuramente como lideranças na nossa nação”, afirmou.

Já Lídia, uma jovem de 22 anos, moradora de Porto Velho, destacou o debate sobre o turismo sustentável. “O Turismo na Amazônia conquistou meu coração”, brincou. “Muito interessante a inclusão do jovem na política, com debate de temas importantes para a nossa região e para o Brasil”, afirmou Mel de Souza Oliveira, outra participante do evento.

O palestrante Humberto Bezerra, especialista em desenho e implementação de política pública de educação, terminou o evento muito empolgado. “Nosso grande objetivo foi promover uma grande inteligência coletiva para que a juventude possa construir esses novos aprendizados”, acrescentou, ressaltando a necessidade de estabelecer essas conexões para construir o futuro de Rondônia com a força dos jovens.

Compartilhe
Carnaval de Salvador deve injetar R$ 1,8 bi na economia local
03/04/2024
ACM Neto é o novo presidente do Instituto Índigo: “Vamos furar a bolha e promover um debate extenso sobre o futuro que queremos para o país”
31/05/2023
União Brasil reelege Busato como presidente no RS e aclama Germano Bonw como presidente de honra
27/04/2023
Ronaldo Caiado, Mauro Mendes, Efraim Filho e Wilson Lima
Governadores do União Brasil discutem reforma tributária no Senado
30/08/2023
Três dos quatro governadores mais bem avaliados do país são do União Brasil
Três dos quatros governadores mais bem avaliados do país são do União Brasil
09/08/2023
(mt) mauro mendes
Linha de crédito do Governo de MT incentiva projetos de energia renovável nas empresas
13/06/2023
Gisela Simona (UNIÃO-MT)
Deputados do União reforçam tolerância zero à invasão de terras no país
25/04/2024
Projeto do deputado Alfredo Gaspar (AL) reforça medidas de segurança em escolas
Projeto do deputado Alfredo Gaspar (AL) reforça medidas de segurança em escolas
23/04/2024
Deputados do União representam Brasil em fórum da ONU sobre afrodescendentes
Deputados do União representam Brasil em fórum da ONU sobre afrodescendentes
17/04/2024
Gisela Simona (UNIÃO-MT)
Deputados do União reforçam tolerância zero à invasão de terras no país
25/04/2024
screenshot.297
Congresso: Parlamentares do União Brasil são destaque na pauta feminina
09/03/2023
4
Goiás terá Delegacia Estadual de Combate à Violência Contra a Mulher
03/04/2024
24
Manifestamos pesar pelo falecimento da presidente do União Brasil Saúde DF
03/04/2024
Foto: Instituto Índigo
Jovens Pelo Brasil discute impacto da economia sustentável na melhora da qualidade de vida do povo amazônico
12/07/2023
Executiva Nacional da União Jovem do Brasil
União Jovem realizará eventos pelo Brasil de olho nas eleições municipais
24/03/2023
Executiva do União Jovem do Brasil com o presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar.
União Jovem apresenta relatório e demandas a parlamentares do partido
24/03/2023
Diretórios do partido