5j6a5683

Contrário à descriminalização das drogas, Efraim Filho (PB) preside sessão temática no Senado

Contrário à descriminalização das drogas, Efraim Filho (PB) preside sessão temática no Senado

Contrário à descriminalização do porte de drogas, o líder do União Brasil, Efraim Filho (PB), disse, nesta quinta-feira (17), durante sessão de debate proposta por ele sobre o tema, que o Congresso Nacional não se esquivará de seu papel de debater o assunto à exaustão, com compromisso e responsabilidade, sempre representando a população brasileira. O senador sugeriu ainda a realização de uma consulta popular para ouvir a sociedade sobre a questão. “Eu não tenho dúvida de que mais de 80% da sociedade brasileira não aprova medidas de liberação. Por isso, acredito ser oportuno que nós deliberemos, e acho que é necessário que o que for decidido ou que venha a ser decidido seja submetido a consulta popular sob a forma de plebiscito ou referendo”, ressaltou.

Desde 2015, o Supremo Tribunal Federal julga ação relacionada à descriminalização do porte de drogas para uso pessoal. O placar, até o início de agosto deste ano, estava quatro votos a favor pela liberação. Para o parlamentar pela Paraíba, o debate pode e deve ser feito com a participação de todos os poderes, inclusive de organizações civis, mas é do Congresso Nacional a responsabilidade de decidir a questão. “Estamos absolutamente convictos: qualquer que venha a ser o entendimento sobre o assunto a resposta precisa ser construída por este Congresso Nacional dentro das suas competências constitucionais. É esse o sentimento que prevalece no plenário do Senado Federal. E é por isso que, além de ser a nossa competência, é mais do que isso, é a nossa responsabilidade, e não vamos declinar dela perante as expectativas com que a sociedade nos aguarda”.

A sessão de debate foi aberta pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que depois passou a condução dos trabalhos para Efraim Filho. Durante seu discurso, o líder do União frisou que a descriminalização não atinge apenas o usuário, mas toda a sociedade uma vez que fortalece e alimenta o tráfico de drogas e os demais crimes relacionados a ele. Efraim lembrou que Portugal, após legalizar as drogas, sofreu aumento de 45% dos casos de overdose, apenas de 2020 a 2021. “A insegurança em Portugal também aumentou com repetidos casos de furto, depredações cometidas por dependentes químicos, e a polícia não tem braços suficientes para lidar com tantos crimes derivados do consumo de drogas, e é por isso que é importante posicionar”.

Aplaudido pelo plenário, Efraim Filho ressaltou ainda que a legalização das drogas envolve outros temas, como a definição de quantidade a ser considerada crime, de quem é o usuário ou criminoso, da diferença entre usuário e traficante, entre outros. “E continuamos perguntando: apenas a quantidade de drogas seria suficiente para determinar a diferenciação entre o usuário e o traficante? E se o traficante começar a comercializar pequenas quantidades de droga dentro do limite do tal ‘uso pessoal’, sobre o qual o STF se dispõe a fixar esse entendimento? É uma pergunta que fica”.

Compartilhe
Fausto Santos Júnior sugere ações no Plano de Trabalho da CPI das Americanas
26/05/2023
Deputados do União Brasil lançam Frente Parlamentar pela Transparência Pública
28/06/2023
Bancada do União Brasil na Câmara defende leis efetivas contra violência à mulher
11/10/2023
Ronaldo Caiado, Mauro Mendes, Efraim Filho e Wilson Lima
Governadores do União Brasil discutem reforma tributária no Senado
30/08/2023
Três dos quatro governadores mais bem avaliados do país são do União Brasil
Três dos quatros governadores mais bem avaliados do país são do União Brasil
09/08/2023
(mt) mauro mendes
Linha de crédito do Governo de MT incentiva projetos de energia renovável nas empresas
13/06/2023
Senador Alan Rick (Fotografia: Sidney Lins Jr.)
Para ajudar o povo gaúcho, Alan Rick pede aprovação de seu projeto criando auxílio em caso de desastre natural
08/05/2024
LEI JOCA: Deputados Marangoni e Rafael Saraiva levam o tutor, João Fantazzini, para a primeira reunião do grupo de trabalho no Ministério de Portos e Aeroportos
LEI JOCA: Deputados Marangoni e Rafael Saraiva levam o tutor, João Fantazzini, para a primeira reunião do grupo de trabalho no Ministério de Portos e Aeroportos
02/05/2024
Gisela Simona (UNIÃO-MT)
Deputados do União reforçam tolerância zero à invasão de terras no país
25/04/2024
Gisela Simona (UNIÃO-MT)
Deputados do União reforçam tolerância zero à invasão de terras no país
25/04/2024
screenshot.297
Congresso: Parlamentares do União Brasil são destaque na pauta feminina
09/03/2023
4
Goiás terá Delegacia Estadual de Combate à Violência Contra a Mulher
03/04/2024
24
Manifestamos pesar pelo falecimento da presidente do União Brasil Saúde DF
03/04/2024
Foto: Instituto Índigo
Jovens Pelo Brasil discute impacto da economia sustentável na melhora da qualidade de vida do povo amazônico
12/07/2023
Executiva Nacional da União Jovem do Brasil
União Jovem realizará eventos pelo Brasil de olho nas eleições municipais
24/03/2023
Executiva do União Jovem do Brasil com o presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar.
União Jovem apresenta relatório e demandas a parlamentares do partido
24/03/2023
Diretórios do partido