Ao presidir sessão especial sobre PNEA, Professora Dorinha (TO) pede união de forças pela preservação ambiental no Brasil

Ao presidir sessão especial sobre PNEA, Professora Dorinha (TO) pede união de forças pela preservação ambiental no Brasil

Ao presidir sessão especial sobre PNEA, Professora Dorinha (TO) pede união de forças pela preservação ambiental no Brasil

Ao presidir a sessão especial, nesta terça-feira (4), pelos 25 anos da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), a senadora Professora Dorinha (TO) disse que o documento tem sido fundamental para formar cidadãos conscientes e engajados na construção de um futuro sustentável, mas ainda há muito a conquistar. Para a parlamentar, a efetiva implementação da PNEA em todo o território nacional ainda enfrenta desafios, como a falta de recursos financeiros e humanos, a fragmentação e descontinuidade das ações e a baixa articulação entre os diferentes setores da sociedade.

“A PNEA tem contribuído para a incorporação da dimensão ambiental nos currículos escolares, para a capacitação de educadores e para a sensibilização da sociedade sobre a importância da preservação do meio ambiente. No entanto, apesar dos avanços alcançados, ainda temos um longo caminho a percorrer”, frisou a parlamentar. Criada pela Lei 9.795/1999, a PNEA representa, segundo especialistas, um divisor de águas na história da educação ambiental no Brasil por estabelecer princípios, objetivos e estratégias para a promoção da educação ambiental em todos os níveis e modalidades de ensino, assim como em ações e práticas sociais.

“Ao longo desses 25 anos, a PNEA tem sido um instrumento fundamental para a formação de cidadãos conscientes e engajados na construção de um futuro sustentável”, afirmou a senadora por Tocantins. Durante a sessão especial, Dorinha fez questão de saudar o autor do projeto de lei que criou a PNEA, o ex-deputado federal Fábio Feldman. “Sua visão e dedicação foram fundamentais para a criação desse marco legal, que tem norteado os esforços de educação ambiental em nosso país ao longo das últimas duas décadas e meia”, frisou a senadora.

Ainda de acordo com Dorinha, somente com a união de forças entre poder público, meios de comunicação, instituições educativas, órgão do Sistema Nacional de Meio Ambiente, empresas, instituições e sociedade será possível superar verdadeiramente os desafios relacionados à questão ambiental. “Para superar esses desafios, é fundamental que renovemos nosso compromisso com a educação ambiental e que trabalhemos de forma coordenada e integrada. Somente por meio desse esforço conjunto e coordenado, com cada ator assumindo suas responsabilidades e trabalhando de forma integrada, seremos capazes de transformar a educação ambiental em uma ferramenta poderosa para a construção de uma sociedade mais justa, equilibrada e sustentável”, afirmou.

Entre os convidados para a sessão especial estiveram presentes a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes; o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires; a secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC), Zara Figueiredo; a diretora-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA); Veronica Sánchez da Cruz Rio; entre outras autoridades.

Texto: Fernanda Domingues
Foto: Sidney Lins Jr.

Compartilhe
Salvador terá escolas bilíngue e para crianças com transtorno do espectro autista
03/04/2024
União Jovem realizará eventos pelo Brasil de olho nas eleições municipais
24/03/2023
Observatório Legislativo Brasileiro: União Brasil tem quatro dos dez parlamentares mais influentes do país
03/04/2024
Ronaldo Caiado, Mauro Mendes, Efraim Filho e Wilson Lima
Governadores do União Brasil discutem reforma tributária no Senado
30/08/2023
Três dos quatro governadores mais bem avaliados do país são do União Brasil
Três dos quatros governadores mais bem avaliados do país são do União Brasil
09/08/2023
(mt) mauro mendes
Linha de crédito do Governo de MT incentiva projetos de energia renovável nas empresas
13/06/2023
Rafael Saraiva
Com emenda do deputado Rafael Saraiva, PL que prevê venda de cães e gatos somente após castração é aprovado na Alesp
13/06/2024
Senadora Prof. Dorinha (UNIÃO-TO)
Senado aprova projeto de Dorinha criando benefício para auxiliar estudantes a concluírem cursos
12/06/2024
Senador Alan Rick (Fotografia: Sidney Lins Jr.)
Para ajudar o povo gaúcho, Alan Rick pede aprovação de seu projeto criando auxílio em caso de desastre natural
08/05/2024
Senadora Prof. Dorinha (UNIÃO-TO)
Senado aprova projeto de Dorinha criando benefício para auxiliar estudantes a concluírem cursos
12/06/2024
Gisela Simona (UNIÃO-MT)
Deputados do União reforçam tolerância zero à invasão de terras no país
25/04/2024
screenshot.297
Congresso: Parlamentares do União Brasil são destaque na pauta feminina
09/03/2023
4
Goiás terá Delegacia Estadual de Combate à Violência Contra a Mulher
03/04/2024
Foto: Instituto Índigo
Jovens Pelo Brasil discute impacto da economia sustentável na melhora da qualidade de vida do povo amazônico
12/07/2023
Executiva Nacional da União Jovem do Brasil
União Jovem realizará eventos pelo Brasil de olho nas eleições municipais
24/03/2023
Executiva do União Jovem do Brasil com o presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar.
União Jovem apresenta relatório e demandas a parlamentares do partido
24/03/2023
Diretórios do partido